:fliu Escreveu:Essa carta tem uma visão muito parcial das coisas...
1º Como já disseram, dentro do IST os peões têm total prioridade, eu não me preocupo com os carros que estão a passar, dou passagem quando posso, por civismo... Nunca me buzinaram e se o fizessem levariam resposta... Está uma placa bem grande à entrada, se têm carta devem ter aprendido no código o que aquilo significa...
2ºSe como dizem a oferta de transportes públicos é assim tão boa as pessoas não têm vantagem nenhuma a ir de carro e gastar mais em combustível.
3ºO ponto 2 não parece verificar-se porque existem pessoas (que provavelmente as pessoas que escreveram a carta não conhecem nem nunca ouviram falar) que por diversas razões não podem ir de transportes públicos. Fracas alternativas no ponto de origem (casa), ter que transportar valores (pcs portateis) por percursos muito pouco seguros, precisar de se deslocar rápidamente, etc...
Eu acho que os carros ocuparem os passeios e os peões a estrada faz todo o sentido dentro do campus, e como engenheiros de território deviam perceber que assim se aproveita muito melhor o espaço. O tráfego de carros não é tão intenso que prejudique a circulação dos peões na estrada e ocupando os passeios conseguimos mais lugares.
O que se devia mudar é o poder que certos professores têm para ter direito a 4 ou 5 lugares lá dentro e servirem-se daquilo como garagem particular.
Acho que devia haver maneira de dar desconto aos alunos nos parquimetros à volta (para os casos que falei no ponto 3 e que não têm acesso ao parque durante todo o dia)
Por isso discordo totalmente com a carta e não vejo grande lógica nela... Acho que é completamente despropositada e escrita por quem não é capaz de olhar para todas as situações...
Concordo com tudo o que disseste, apenas acho que não deves mandar para o ar aquilo dos "professores que têm 4 ou 5 lugares de estacionamento". Se tens provas disso apresenta-as.
Sinceramente acho esta carta aberta ridicula. Acho que todos temos direito à nossa opinião mas toda aquela conversa deu-me a entender que:
1- Quem a escreveu não percebe em que circunstâncias as pessoas utilizam o parque
2- Quem a escreveu está frustrado por não ter acesso livre ao parque como os outros
Eu nunca me apercebi de problemas nenhuns dos que falam na carta e na minha opinião apenas casos em que alguém de cadeira de rodas não consegue passar porque está um carro a bloquear o passeio é que deviam de ser verdadeiramente punidos. O resto é falta de senso comum, um peão não consegue perceber como dar a volta a um carro?? Pelo amor de Deus!
Também concordo que acho que devia de haver descontos para estudantes que estacionem na periferia do IST, talvez através de acordos entre o IST e a câmara, sei lá.