Estacionamento no IST - Carta Aberta ao Presidente do C.G.

A visão da gente que o frequenta.

Mensagempor Snow » Sexta Dez 11, 2009 01:40

:fliu Escreveu:Essa carta tem uma visão muito parcial das coisas...

1º Como já disseram, dentro do IST os peões têm total prioridade, eu não me preocupo com os carros que estão a passar, dou passagem quando posso, por civismo... Nunca me buzinaram e se o fizessem levariam resposta... Está uma placa bem grande à entrada, se têm carta devem ter aprendido no código o que aquilo significa...

2ºSe como dizem a oferta de transportes públicos é assim tão boa as pessoas não têm vantagem nenhuma a ir de carro e gastar mais em combustível.

3ºO ponto 2 não parece verificar-se porque existem pessoas (que provavelmente as pessoas que escreveram a carta não conhecem nem nunca ouviram falar) que por diversas razões não podem ir de transportes públicos. Fracas alternativas no ponto de origem (casa), ter que transportar valores (pcs portateis) por percursos muito pouco seguros, precisar de se deslocar rápidamente, etc...

Eu acho que os carros ocuparem os passeios e os peões a estrada faz todo o sentido dentro do campus, e como engenheiros de território deviam perceber que assim se aproveita muito melhor o espaço. O tráfego de carros não é tão intenso que prejudique a circulação dos peões na estrada e ocupando os passeios conseguimos mais lugares.
O que se devia mudar é o poder que certos professores têm para ter direito a 4 ou 5 lugares lá dentro e servirem-se daquilo como garagem particular.

Acho que devia haver maneira de dar desconto aos alunos nos parquimetros à volta (para os casos que falei no ponto 3 e que não têm acesso ao parque durante todo o dia)

Por isso discordo totalmente com a carta e não vejo grande lógica nela... Acho que é completamente despropositada e escrita por quem não é capaz de olhar para todas as situações...

Concordo com tudo o que disseste, apenas acho que não deves mandar para o ar aquilo dos "professores que têm 4 ou 5 lugares de estacionamento". Se tens provas disso apresenta-as.
Sinceramente acho esta carta aberta ridicula. Acho que todos temos direito à nossa opinião mas toda aquela conversa deu-me a entender que:
1- Quem a escreveu não percebe em que circunstâncias as pessoas utilizam o parque
2- Quem a escreveu está frustrado por não ter acesso livre ao parque como os outros

Eu nunca me apercebi de problemas nenhuns dos que falam na carta e na minha opinião apenas casos em que alguém de cadeira de rodas não consegue passar porque está um carro a bloquear o passeio é que deviam de ser verdadeiramente punidos. O resto é falta de senso comum, um peão não consegue perceber como dar a volta a um carro?? Pelo amor de Deus!

Também concordo que acho que devia de haver descontos para estudantes que estacionem na periferia do IST, talvez através de acordos entre o IST e a câmara, sei lá.
Snow
Transistor

Registado: Quinta Out 06, 2005 12:58

Mensagempor Sav » Sexta Dez 11, 2009 02:15

Snow Escreveu:Também concordo que acho que devia de haver descontos para estudantes que estacionem na periferia do IST, talvez através de acordos entre o IST e a câmara, sei lá.

Isso é que era de louvar a Deus! :D

De resto, estou inteiramente de acordo com o fliu.
Sav
Board

Registado: Sexta Out 06, 2006 09:29

Mensagempor :fliu » Sexta Dez 11, 2009 02:24

Snow Escreveu:Concordo com tudo o que disseste, apenas acho que não deves mandar para o ar aquilo dos "professores que têm 4 ou 5 lugares de estacionamento". Se tens provas disso apresenta-as.

Disse isso com base no que já li por aqui há uns tempos e pude comprovar já por lá. Parece que há um professor que tem lá sempre 3 ou 4 carros (acho que são aqueles assim com um tipo de xunning, que até tem tapetes de Arraiolos nos carros e tudo:P)

C-3PO Não é ingenuidade, pelo contrário, é estar ciente que apesar de eu ter até boas condições para ir de transportes públicos (apesar de demorar mais 20 mins do que se fosse de carro) há quem não as tenha. E acredita que se tivesse que passar com o computador por trajectos duvidosos e tivesse acesso a um carro facilmente preferia pagar mais combustível e ir de carro.
Há situações em que é por puro comodismo? Claro que há, pessoas dessas há em todo o lado. Mas será que com o acesso tão controlado como já é essas situações são assim tantas? Vejo carros de alunos praticamente todos os dias estacionados da parte de fora a pagar parquímetro, não percebo como é que alguém por muito que tenha seja capaz de deitar tanto dinheiro ao lixo, mas tudo bem... O dinheiro não é meu... Agora pergunto eu... esse tipo de pessoas que prefere pagar 3 ou 4 vezes mais só para ir de carro também não vai pagar 50 euros por mês de parque? Ficaria tudo na mesma... (para essas pessoas)
Vendedeiro oficial de muões! De alta qualidade!!!

Ganhar Algum Dinheiro pela Internet
:fliu
Board

Registado: Quinta Mar 01, 2007 22:51

Mensagempor rod_mortalha » Sexta Dez 11, 2009 02:41

O que retive de essencial da carta é que deveria ser cobrado um valor muito maior para se poder estacionar no campus, valor esse que deveria reverter em favor de mudanças na mobilidade no IST.

Há quem se queixe de ser um acrescento às enooooormes propinas. Arredondando para € 1050 /ano, estudar no IST custa-nos menos de € 90/mês. Muitas das pessoas que gostam de andar com carrinho próprio também não se importam de às 6as e Sábados largar 15 aérios para entrar num espaço de diversão nocturna, mais uns trocos para bebidas extra e, se for preciso, táxi. E o que gastam de gasolina por mês? Pois... As nossas propinas são uma brincadeira... (States?) Sim, há países em que são zero, mas nesse caso o IRS ascende a 50%...
Obviamente que não quero generalizar porque nem toda a gente esbanja dinheiro, só quero que certas pessoas reflictam sobre a prioridade dos gastos.

Descontos nos parquímetros exteriores?! A que propósito? Isso iria incentivar o uso de carro próprio (o que agrada a muitos comodistas por aqui). O estacionamento de veículos particulares tem mesmo de ser caro.

Um peão contornar um carro? Claro que é fácil, mas o princípio está errado. É a tal habituação da convivência com o erro.

Num mundo sem aldrabões, a questão das "bolsas" seria de se pensar, mas é sempre tão fácil arranjar uma morada de um familiar/amigo etc etc.

Terei sido o único a levar com um espelho lateral de uma carrinha na cabeça quando me tentava equilibrar no paralelo do canteiro? E quando fui pisado na curva Torre Norte-Central? Graças a Deus estava de botas!

Penso que ninguém está a querer impedir as pessoas que verdadeiramente precisam de carro de o utilizarem (pois, concordo que deveria haver uma avaliação de necessidade/proximidade). O que deve mudar são os comodistas que podem levantar-se de manhã (se não for de tarde) e pensar:
- "Hoje apetece-me ir de carrinho. O metro é uma chatice... tem pessoas esquisitas. E o autocarro abana muito e cheira mal".
Corrijam-me se estiver errado, mas o grosso dos utilizadores do nosso parque são os professores. Mudar as mentes de alunos comodistas é possível, porque eles entendem que estão errados. Já de professores... Vão decerto encarar isto como uma afronta aos seus direitos inquestionáveis de funcionários públicos privilegiados.

P.S.: eu tenho a possibilidade de ir de bicicleta para o IST (e sabe muuuito bem), mas sei de duas pessoas nossos colegas aqui da minha vizinhança que usam os seus carros para o mesmo percurso. Casos destes há aos pontapés.
rod_mortalha
Transistor

Registado: Segunda Jul 11, 2005 10:50

Mensagempor xico37 » Sexta Dez 11, 2009 04:46

LOL

E coser meias em casa ?

O meio de transporte individual/particular (nesta caso o automóvel) não irá acabar nunca, aceitem esse facto.

A qualidade dos transportes públicos e a quantidade de tráfego ainda teriam de aumentar para se ter um cenário do qual falam na carta.

Um Médico diz para não se andar de transporte público, o Sr. Eng. do território diz para o zé povinho andar de transporte público.

Realmente o automóvel hoje em dia paga tudo e mais alguma coisa, e ainda querem pagar mais ? lol. Que bons cidadãos contribuintes temos.

Os futuros eléctricos também deverão pagar taxas e impostos só porque sim. lol

Por mim aumentariam era o número de lugares no IST. Se não há espaço para tantos veículos arranjem-no.

Como ? Parque subterrâneo ? Ou um prédio para arrumar carros ?

Haveria muito trabalho para muita gente que parece ser o que os da carta também querem.

Enfim, o IST tem problemas muito maiores do que este. Face a esses problemas este parece nem existir lol.

Sinceramente a carta dá-me a sensação de quererem impor regras. Regras essas que tornariam o IST uma instituição menos apetecível.

Aqueles canteiros (?) em frente da torre norte e sul é que estão lá mal. O CO2 que aquilo consome não chega para justificar o empecilho que aquilo é. lol

btw, eu uso tanto automóvel como transporte público.
xico37
Átomo

Registado: Domingo Set 30, 2007 15:40

Mensagempor :fliu » Sexta Dez 11, 2009 09:21

rod_mortalha Escreveu:P.S.: eu tenho a possibilidade de ir de bicicleta para o IST (e sabe muuuito bem), mas sei de duas pessoas nossos colegas aqui da minha vizinhança que usam os seus carros para o mesmo percurso. Casos destes há aos pontapés.

Lá está... Não sabes, não imaginas, nem tentas imaginar o que é ter no carro a única alternativa válida para te descolares para a tua faculdade (além do taxi é claro)
Vendedeiro oficial de muões! De alta qualidade!!!

Ganhar Algum Dinheiro pela Internet
:fliu
Board

Registado: Quinta Mar 01, 2007 22:51

Mensagempor Rafael Ortega » Sexta Dez 11, 2009 10:20

Dentro do campus a prioridade é dos peões. Tá um sinal bem visível à entrada. Um dia destes chateio-me e começo a andar a pastelar no meio da estrada e quero ver o que fazem.
Olha que se algum animal me faz aquilo que o rod_mortalha disse chamo logo a policia e só não o lixo com f onde não puder.
Conta nº6 da Carolina
Rafael Ortega
Chip

Registado: Sábado Set 29, 2007 17:48

Mensagempor rod_mortalha » Sexta Dez 11, 2009 10:21

xico37 Escreveu:Realmente o automóvel hoje em dia paga tudo e mais alguma coisa, e ainda querem pagar mais ? lol. Que bons cidadãos contribuintes temos.

Mais um carro particular diminui a mobilidade urbana, logo deve haver medidas dissuasoras do seu uso.

xico37 Escreveu:Sinceramente a carta dá-me a sensação de quererem impor regras. Regras essas que tornariam o IST uma instituição menos apetecível.

Portanto, uma Faculdade com menos carros a circular no seu interior é menos apetecível. OK
rod_mortalha
Transistor

Mensagempor C-3PO » Sexta Dez 11, 2009 11:46

Snow Escreveu:...
Eu nunca me apercebi de problemas nenhuns dos que falam na carta e na minha opinião apenas casos em que alguém de cadeira de rodas não consegue passar porque está um carro a bloquear o passeio é que deviam de ser verdadeiramente punidos. O resto é falta de senso comum, um peão não consegue perceber como dar a volta a um carro?? Pelo amor de Deus!
...

Espero que esta seja a tua opinião para dentro do campus e não para os passeios em geral.

:fliu, ouve lá, eu até acredito que haja quem tenha verdadeiramente como unica hipotese para se deslocar o carro, não acredito é que sejam em número tão grande como fazes parecer, é que para dar as regalias a quem precisa delas, vais sempre dar também aqueles que não merecem e aproveitam-se, e esses acredito que sejam muito mais do que aqueles que verdadeiramente precisam d usar o carro, e o problema é ess, se vais propor medidas contra estas pessoas, vais prejudicar as outras que precisam mesmo, mas entao a solução é desistir de tentar mudar as coisas porque não vamos agradar a toda a gent? Eu penso que não pode ser! Não digo para se cagar em quem precisa, digo para não deixar impune quem se aproveita.
all true wisdom is found on tshirts
C-3PO
Resistência

Registado: Quinta Set 13, 2007 14:25

Mensagempor Stallion » Sexta Dez 11, 2009 13:11

Eu vou de carro todos os dias para o IST e ninguém tem nada a ver com isso..se moro perto longe não interessa. Tenho carro e quero usá-lo, ponto.

De certeza que os idealistas dessa carta andam de transportes e como gostam de chatear tiveram esta bela ideia..NOT.

Concluindo, acho ridiculo, porque todos os posts aqui colocados demonstram que quem não tem carro tem problemas com quem tem (inveja talvez..quem sabe..).

Agora venham de lá os comentários.
Stallion
Transistor

Registado: Segunda Out 16, 2006 00:22

Mensagempor rod_mortalha » Sexta Dez 11, 2009 13:52

"idealistas"
"gostam de chatear"
"inveja" [de quem tem carro]

Imagem
rod_mortalha
Transistor

Mensagempor cabeca » Sexta Dez 11, 2009 14:46

Viva,

Só quero acrescentar um elemento a esta discussão. O que é que vocês querem do IST? Querem que seja isto:

Imagem

Ou isto:

Imagem

O privilégio (não direito) de 750 justifica a perda de qualidade de usufruto do IST pelos restantes 8000 que cá passam diariamente?

Estão prontos a sacrificar esta qualidade desafogada do verde (direito de todos) pela conveniência de depósito de transporte particular? (privilégio de poucos, 9%).

E estarão prontos a ver isso reflectido pelo mundo que vos rodeia?

Cumprimentos

Miguel Cabeça, Funcionário do IST, possuidor de carro e cartão de estacionamento ilimitado. Desloco-me ao IST de bicicleta.
cabeca
Electrão

Registado: Sexta Dez 11, 2009 14:32

Mensagempor cabeca » Sexta Dez 11, 2009 15:05

Viva,

Stallion Escreveu:Eu vou de carro todos os dias para o IST e ninguém tem nada a ver com isso..se moro perto longe não interessa. Tenho carro e quero usá-lo, ponto.

Estás no teu direito. Como também tens o dever de arcar com as despesas inerentes à tua escolha, especialmente o estacionamento em espaço público, bem escasso no centro de Lisboa.

De certeza que os idealistas dessa carta andam de transportes e como gostam de chatear tiveram esta bela ideia..NOT.

Os "idealistas" podem andar de transportes, ou a pé, ou de bicicleta, ou de scooter, ou de mota, ou de carro. E não gostam de chatear ninguém. O que fizeram foi pensar um pouco mais do que a maioria das pessoas nos impactos negativos da escolha massiva do trasporte individual na nossa sociedade actual. Impactos ambientais, de saúde pública e no caso que me incomoda mais, impactos visuais nas estruturas que compõem o nosso campus.

Concluindo, acho ridiculo, porque todos os posts aqui colocados demonstram que quem não tem carro tem problemas com quem tem (inveja talvez..quem sabe..).

Concluindo o quê? Não apresentaste argumentos, não acrescentaste nada de produtivo à discussão. Apenas te limitaste a exprimir umas quantas frases de automobilista incomodado com as possíveis alterações que possam advir da carta aberta.

Aqui tens o comentário que pediste.

Cumprimentos

Miguel Cabeça
cabeca
Electrão

Mensagempor pereirinha » Sexta Dez 11, 2009 15:29

sem ofensa, até concordo com alguns dos teus pontos, mas há pessoas que não podem fazer 50 km diários de bicicleta com um portátil às costas...
Imagem
pereirinha
Delegado 2º Ano

Registado: Sábado Set 20, 2008 22:15

Mensagempor cabeca » Sexta Dez 11, 2009 15:47

Viva,

pereirinha Escreveu:sem ofensa, até concordo com alguns dos teus pontos, mas há pessoas que não podem fazer 50 km diários de bicicleta com um portátil às costas...

O meu portátil não vai às costas mas sim, no suporte de bagagem da bicicleta. O comboio pode transportar uma bicicleta (e o seu dono) por 40 ou 50 Km. Mas as minhas intervenções não se centraram nas especificidades da bicicleta. Por favor, não vão por aí.

Está em causa algo maior, algo que afecta o nosso presente e certamente irá moldar o nosso futuro. Não nos podemos dar ao luxo de continuar a ignorar este aspecto da nossa sociedade só porque é incómodo ou porque já nos habituamos a conviver com o erro.

O que vos peço é que elevem um pouco a vossa visão sobre o problema.

Cumprimentos

Miguel Cabeça
cabeca
Electrão

AnteriorPróximo

Voltar para O I.S.T. Visto por dentro

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes