Apanhas o autocarro em Oeiras para Lisboa? Se fores de comboio, e em Oeiras apanhas sempre os rápidos, demoras 35min. Incluindo a subida da alameda a pé.
É claro que de transportes pagas o bilhete, e de carro pagas a gasolina, gasolina essa que pagas só por ti, pelo TEU uso dela (exceptuando no imposto, supostamente para, por exemplo, efeitos ambientais). Mas tens de pensar no custo para as outras pessoas.
Um lugar de estacionamento é um espaço, e um espaço custa dinheiro. Quer se queira quer não.
Porque hás de ter o direito a tirar um espaço de Lisboa e não pagar,e eu que de transportes não tiro nenhum tenho de pagar (mais do que a energia que gasto no transporte - o equivalente, em termos de transporte, à tua gasolina).
E se não houvessem parquímetros viria muito mais gente de carro e, provavelmente, a partir das 7h30 não tinhas lugar para estacionar num raio de alguns quilómetros.
Mas ter um sitio onde as pessoas que realmente necessitam terem para deixar o carro,acho uma coisa perfeitamente legitima em vez de gastarem metade do dia só em deslocações casa-ist..ist-casa.
Claro que sim. Quem realmente precisa... pode pagar por isso.
A discussão é válida para muita coisa. Por exemplo as propinas. Não seria legítimo não pagar propinas? Claro. Mas então como compensamos, minimamente, o Estado por nos dar a nossa formação? Como incentivar as pessoas a estudar e a não demorar demasiado tempo a acabar o curso? As propinas ajudam.
Tal como os parquímetros ajudam a não haver demasiados carros no centro da cidade.