Estacionamento no IST - Carta Aberta ao Presidente do C.G.

A visão da gente que o frequenta.

Mensagempor André » Sexta Dez 11, 2009 16:46

isto é tudo muito bonito. Perto do tecnico à muitos transportes mas esquecem-se que muita gente no sitio onde mora, não tem outra alternativa.

E digo-vos uma coisa vir de carro até um certo sitio e depois pagar o bilhete do metro ou outro transporte acaba por ficar caro.

Porque é que no tecnico tem de se pagar e depois à varias ruas no redor do tecnico que não são pagas? Pagar para entrar no tecnico é ridiculo.

Alterar o horario do acesso limitado das 17h às 20h isso é um disparate. Só se for pa ofercer mais uns trocos à EMEL.
Quem escreveu esta carta esquece-se que à pessoas que depois de sair do tecnico ainda vão trabalhar e se forem de transportes nunca mais lá chegam.
Outra coisa a partir das 17h à tantos lugares disponiveis, por favor...
André
Átomo

Registado: Segunda Out 15, 2007 13:59

Mensagempor C-3PO » Sexta Dez 11, 2009 17:17

e incentivar o carpooling?

Não deixar entrar carros com menos de 3 ocupantes!

Ou ter cartões d estacionamento de mais fácil acesso, mas sem RFID para o porteiro verificar que tão lá as 3 pessoas.

Ou mesmo ao pedir-se o cartão comparar moradas com outros requerentes, para aconselhar no agrupamento.
Com o agrupamento a ser sempre o mesmo, todos os membros terem cartão e ao estar um deles dentro do campus, não poderem estar os outros.

É uma medida que não vai contra o uso do carro, mas a favor do seu uso responsável.
all true wisdom is found on tshirts
C-3PO
Resistência

Registado: Quinta Set 13, 2007 14:25

Mensagempor Panoramix » Sexta Dez 11, 2009 17:29

Nao vejo nada contra o estacionamento ser pago dentro do IST (algo 'a volta dos 50 a 100 euros mensais, e nunca mais do q isso).

Agora nao me parece logico haver tao poucos lugares disponiveis. Claramente ja se justificava construir um parque (subterraneo ou em altura) para os carros dos alunos/profs/funcs do IST.

Quanto 'a estimulacao do uso de transportes, passa pela camara de Lx, e nao pelo IST. A falta de parques de estacionamento nas entradas de Lx e' ridicula e gera situacoes deste genero.
"Everything is simple, but not that simple.", A. Einstein
Panoramix
Resistência

Registado: Segunda Mai 03, 2004 21:25

Mensagempor ReDaLeRt » Sexta Dez 11, 2009 19:03

Vejo aqui muitos a falarem de barriga cheia, sobretudo, moradores na zona norte de Lisboa.

Não sei se sabem, mas para os que teimam em usar carro por causa do portátil, há parques de estacionamento gratuitos na periferia das 2 grandes estações de Metro na zona norte, nomeadamente, Odivelas e Sr. Roubado.

Moro numa zona extremamente mal servida de transportes públicos rodoviários e não é por isso que deixei de levar portátil para IST durante quase 3 anos. Isso não é desculpa, pois muitos dos que falam provavelmente têm telemóveis e relógios que, no seu conjunto, ultrapassam o valor do portátil. É ridículo dizer: "ah e tal, vou de carro porque tenho um iphone e um rolex."

Acho muito bem que se aumente o nível de exigência de estacionamento no campus da Alameda. E que se faça urgentemente, pois é uma vergonha não haver passeios, nem mobilidade facilitada para quem precisa. Ainda para mais, numa escola de engenheiros (os tais "gajos" que fazem vida a resolver problemas, e não a criá-los...).

[[]]
ReDaLeRt
The Big BANG!

Registado: Domingo Set 12, 2004 13:50

Mensagempor MotardFeio » Sexta Dez 11, 2009 19:13

E alterar um pouco as regras? Quem vier de mais longe tem acesso facilitado, quem mora a 30 min do ist de transportes, não precisaria de acesso pleno...

Ou algo do género.

Agora pagar para pôr o carro cá dentro? Já se faz noutros lados, e que bom!, os que mais têm, serão os únicos a estacionar o carrinho...

Mais uma achega para a igualdade social!!!

IUPI!
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Se a vida te virar as costas...

APROVEITA!

e apalpa-lhe o cú.

«««««««««««««««««««««««
MotardFeio
Chip

Registado: Terça Mai 10, 2005 20:12

Mensagempor ohxuxa » Sexta Dez 11, 2009 19:20

C-3PO Escreveu:e incentivar o carpooling?

Não deixar entrar carros com menos de 3 ocupantes!

Ou ter cartões d estacionamento de mais fácil acesso, mas sem RFID para o porteiro verificar que tão lá as 3 pessoas.

Ou mesmo ao pedir-se o cartão comparar moradas com outros requerentes, para aconselhar no agrupamento.
Com o agrupamento a ser sempre o mesmo, todos os membros terem cartão e ao estar um deles dentro do campus, não poderem estar os outros.

É uma medida que não vai contra o uso do carro, mas a favor do seu uso responsável.

concordo em parte com isso. a situaçao de verificar os 3 ocupantes não me parece fazível senao vai haver angariação de criaturas para entrar nos carros antes da entrada no ist. o que me parecia porreiro era o fenix (para as pessoas com estacionamento)usar o acesso à database da nossa morada para aconselhar pessoas nas redondezas que possam ir de boleia ou algo parecido.
ohxuxa
Resistência

Registado: Sábado Jul 08, 2006 11:53

Mensagempor Panoramix » Sexta Dez 11, 2009 19:55

ReDaLeRt Escreveu:Vejo aqui muitos a falarem de barriga cheia, sobretudo, moradores na zona norte de Lisboa.

eu venho da A5 e nao tenho grande escolha de transportes...

relativamente a ser pago ou nao, acho q se fosse um valor mais ou menos simbolico nao haveria grande problema, ja q servia p evitar q haja quem tenha o cartao e raramente o use.
"Everything is simple, but not that simple.", A. Einstein
Panoramix
Resistência

Registado: Segunda Mai 03, 2004 21:25

Mensagempor ReDaLeRt » Sexta Dez 11, 2009 20:10

Panoramix Escreveu:
ReDaLeRt Escreveu:Vejo aqui muitos a falarem de barriga cheia, sobretudo, moradores na zona norte de Lisboa.

eu venho da A5 e nao tenho grande escolha de transportes...

relativamente a ser pago ou nao, acho q se fosse um valor mais ou menos simbolico nao haveria grande problema, ja q servia p evitar q haja quem tenha o cartao e raramente o use.

Há, por exemplo, o parque no Alvaláxia. É um sistema de avença mensal que fica bem em conta quando paga juntamente com o passe do Metro.

[[]]
ReDaLeRt
The Big BANG!

Registado: Domingo Set 12, 2004 13:50

Mensagempor :fliu » Sexta Dez 11, 2009 20:28

cabeca Escreveu:Viva,

Só quero acrescentar um elemento a esta discussão. O que é que vocês querem do IST? Querem que seja isto:

Imagem

Ou isto:

Imagem

O privilégio (não direito) de 750 justifica a perda de qualidade de usufruto do IST pelos restantes 8000 que cá passam diariamente?

Estão prontos a sacrificar esta qualidade desafogada do verde (direito de todos) pela conveniência de depósito de transporte particular? (privilégio de poucos, 9%).

E estarão prontos a ver isso reflectido pelo mundo que vos rodeia?

Cumprimentos

Miguel Cabeça, Funcionário do IST, possuidor de carro e cartão de estacionamento ilimitado. Desloco-me ao IST de bicicleta.

Lol, a primeira foto dá ideia de uma faculdade onde não há gente, onde não se trabalha, deserta... Além disso realça o mau gosto do jardim...

Se calhar se o parque fosse pago os que escreveram a carta teriam mais lugares livres para estacionarem... Quer dizer... Quer-se acabar com os que vão de carro só porque tem dinheiro para isso, e a solução é taxar... looool, isto só pode ser para rir... São justamente esses que vão continuar a ir de carro, enquanto que os que levam o carro por necessidade podem mto bem ficar prejudicados...
Vendedeiro oficial de muões! De alta qualidade!!!

Ganhar Algum Dinheiro pela Internet
:fliu
Board

Registado: Quinta Mar 01, 2007 22:51

Mensagempor Pimentel » Sexta Dez 11, 2009 20:45

:fliu Escreveu:
Lol, a primeira foto dá ideia de uma faculdade onde não há gente, onde não se trabalha, deserta... Além disso realça o mau gosto do jardim...

Se não houvessem tantos carros se calhar haveriam jardins mais bonitos.
E até dava ideia que era uma faculdade saudável, onde as pessoas podem estar na rua e gostar do que vêm à sua volta.

Eu acho que, numa de responsabilidade ambiental, por exemplo, dever-se-ia pagar o estacionamento no IST.
Da mesma maneira que quem vai trabalhar numa empresa qualquer não tem lugar no parque da empresa sem mais nem menos. Tem que pagar parquímetro.

Queres ir de carro e aumentar a poluição? Estás à vontade. Tens é que pagar, pois.

A discussão do estacionamento dentro do IST é igual ao estacionamento dentro das cidades.
Querem uma cidade onde não há parquímetros, que toda a gente pode estacionar à vontade em qualquer sítio? Onde toda a gente vai de carro para todo o lado? Depois não tens sítio para parar o carro à porta de tua casa. Depois não consegues andar nos passeios da rua, porque estão carros em todo o lado. Depois queixas-te que não consegues andar na rua pela poluição do ar. Depois queixas-te de problemas de respiração. Depois queixas-te do aquecimento global. Etc etc etc.

No IST é bastante semelhante. Mas em vez de não poderes estacionar á porta de casa, não podes andar pelos passeios. Nem podes ter um espaço bonito porque metade (imagino que seja metade) do espaço ao ar livre dentro do campus está ocupado de carros.

Há falta de transportes na tua zona? Pagas mais e vais de carro, ou então fazes como o ReDaLeRt diz, levas o carro até onde houver transportes, e vais o resto de transportes.

Queres ter vida fácil e chegar em 10min ao IST sem pagar nada? Arranja casa lá ao pé. Mais uma vez, não há almoços grátis.
Pimentel
Board

Registado: Sexta Dez 08, 2006 02:26

Mensagempor :fliu » Sexta Dez 11, 2009 21:11

Pimentel Escreveu:
Queres ir de carro e aumentar a poluição? Estás à vontade. Tens é que pagar, pois.

LOL... O importante não é deixar de poluir é encher os bolsos a alguém... O importante não é que os recursos sejam usados por quem mais precisa, disponibilizam-se a quem mais pode...

Pimentel Escreveu:

No IST é bastante semelhante. Mas em vez de não poderes estacionar á porta de casa, não podes andar pelos passeios. Nem podes ter um espaço bonito porque metade (imagino que seja metade) do espaço ao ar livre dentro do campus está ocupado de carros.

Sugiro que ponham calçada na estrada e asfalto nos passeios... Faz-vos assim tanta diferença andar em cima do asfalto em vez de pedras da calçada? Até é mais lisinho...
Vendedeiro oficial de muões! De alta qualidade!!!

Ganhar Algum Dinheiro pela Internet
:fliu
Board

Registado: Quinta Mar 01, 2007 22:51

Mensagempor Fox » Sexta Dez 11, 2009 21:37

Discutam quanto quizerem mas,

Desenhar umas linhas no chão, 1 lata de tinta.
Manter espaços verdes equivalentes ao espaço ocupado pelos estacionamentos: muitos €

Alterações ao estacionamento do IST, somente conto com um eventual pagamento. A substituição por espaços verdes, dream on!

O dinheiro proveniente do estacionamento nunca iria ser empregue em questões relacionadas com isso, trust me!
Fox
Molécula

Registado: Terça Nov 23, 2004 23:26

Mensagempor Shadow88 » Sexta Dez 11, 2009 22:18

pereirinha Escreveu:sem ofensa, até concordo com alguns dos teus pontos, mas há pessoas que não podem fazer 50 km diários de bicicleta com um portátil às costas...

O meu portátil não vai às costas mas sim, no suporte de bagagem da bicicleta. O comboio pode transportar uma bicicleta (e o seu dono) por 40 ou 50 Km. Mas as minhas intervenções não se centraram nas especificidades da bicicleta. Por favor, não vão por aí.

Está em causa algo maior, algo que afecta o nosso presente e certamente irá moldar o nosso futuro. Não nos podemos dar ao luxo de continuar a ignorar este aspecto da nossa sociedade só porque é incómodo ou porque já nos habituamos a conviver com o erro.

O que vos peço é que elevem um pouco a vossa visão sobre o problema.

Cumprimentos

Miguel Cabeça

O senhor não deve andar no mesmo comboio que eu...

Não sei como é que os parquímetros a volta do IST ainda funcionam :P Não que eu venha muito de carro para o IST. Mas não venho mais porque não tenho lugar... isto de fazer 60km de carro tem muito mais piada do que de transportes. Até porque demoro no mínimo 1/4 do tempo de carro...
Shadow88
Board

Registado: Segunda Nov 14, 2005 11:25

Mensagempor pereirinha » Sexta Dez 11, 2009 22:47

Shadow88 Escreveu:

pereirinha Escreveu:sem ofensa, até concordo com alguns dos teus pontos, mas há pessoas que não podem fazer 50 km diários de bicicleta com um portátil às costas...

O meu portátil não vai às costas mas sim, no suporte de bagagem da bicicleta. O comboio pode transportar uma bicicleta (e o seu dono) por 40 ou 50 Km. Mas as minhas intervenções não se centraram nas especificidades da bicicleta. Por favor, não vão por aí.

Está em causa algo maior, algo que afecta o nosso presente e certamente irá moldar o nosso futuro. Não nos podemos dar ao luxo de continuar a ignorar este aspecto da nossa sociedade só porque é incómodo ou porque já nos habituamos a conviver com o erro.

Cumprimentos

Miguel Cabeça

Não sei como é que os parquímetros a volta do IST ainda funcionam :P Não que eu venha muito de carro para o IST. Mas não venho mais porque não tenho lugar... isto de fazer 60km de carro tem muito mais piada do que de transportes. Até porque demoro no mínimo 1/4 do tempo de carro...

deixa-os, são todos visionários... isto é tudo muito engraçado para quem mora em lisboa ou tem é servido por uma rede vasta de transportes públicos.

e na camioneta que tenho que apanhar todos os dias para chegar ao técnico, (a única alternativa possível) leva tanta gente que nem eu em pé caibo quase, quanto mais uma bicicleta...
Imagem
pereirinha
Delegado 2º Ano

Registado: Sábado Set 20, 2008 22:15

Mensagempor Johnny » Sexta Dez 11, 2009 22:59

Shadow88 Escreveu:

Cumprimentos

Miguel Cabeça

De facto, não sei quais os comboios que se falam aí. Não devem ser os da linha de Sintra em hora de ponta.

Nestes referidos comboios estimo que nem o tão falado portátil cabe quanto mais uma bicicleta. E quando cabe, a probabilidade de ficar sem ele é elevada. Por acaso, mas só mesmo por acaso, nunca fiquei sem o meu. Mas já fiquei sem dois telemóveis e, entre outras coisa, um cachecol da selecção nacional!

Em relação ao andar na estrada ou no passeio, eu vou sempre na estrada. Como já foi referido, é mais lisinha.

Falando da carta, sou totalmente contra o conteúdo da carta. Eu uso, todos os dias, 4 (quatro) horas do meu dia em transportes públicos, excepto quando vou de carro que uso entre 50mins a 1h30.

Sou totalmente contra o facto de atribuir lugares de forma gratuita aos docentes, funcionários e alguns bolseiros, independetemente do lugar onde moram. Sou totalmente a favor da taxação dos lugares dentro do campus, mas com a selecção dos contemplados com base nas dificuldades de chegar ao técnico (tempo/distância).

Cumprimentos
João Marques
The only place where success comes before work is the dictionary...
Johnny
Molécula

Registado: Domingo Jul 15, 2007 18:10

AnteriorPróximo

Voltar para O I.S.T. Visto por dentro

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Johnny e 1 visitante