Estacionamento no IST - Carta Aberta ao Presidente do C.G.

A visão da gente que o frequenta.

Mensagempor Carolina » Domingo Dez 13, 2009 22:09

só tenho uma questão. certamente que o número de pessoas com acesso ilimitado ao estacionamento é reduzido e que há muita gente que gostaria de ter esse 'privilégio'.

se tu vais de bicicleta para o ist, a que propósito tens um cartão que te dá acesso ilimitado ao estacionamento dentro do campus?

não faz muito sentido.
Conta nº 1 da Carolina
Carolina
Board

Registado: Domingo Set 23, 2007 19:34

Mensagempor :fliu » Domingo Dez 13, 2009 22:14

cabeca Escreveu:O que é que eu disse que não faz sentido? Eu falei em escolhas e nas consequências que elas têm. Não fui claro? Se alguém escolhe morar fora de Lisboa e trabalhar em Lisboa tem de colocar na equação o seu meio de transporte, e os gastos com esse meio de transporte. O estacionamento é um desses gastos.

Se tu escolheste trabalhar numa faculdade também devias ter em conta certas consequências. Que é um local virado para o TRABALHO e não para o LAZER, onde o tempo é importante, onde é importante chegar a horas, onde é importante ter condições para entrar e sair em segurança a horas menos "normais". Se te orgulhas tanto de ter escolhido uma casa com menos condições para poderes ir de bicicleta para o trabalho lembra-te que há pessoas que infelizmente não podem levar uma vida tão "verde" como a tua... O exemplo que foi dado da baixa da cidade sem carros, concordo plenamente, em locais de lazer devem ser evitados os carros ao máximo. Em locais de trabalho devem ser dadas as melhores condições a quem trabalha! E se as pessoas não têm um melhor meio de transporte que o carro próprio devem-lhe ser dadas condições para o poder usar sem gastar o dobro dos seus rendimentos em parque. É muito saudável perder 4 horas em transportes, não ter transportes à noite quando se precisa de ficar até tarde a fazer projectos, mas porquê? vamos todos comprar casas ao lado do IST mesmo quando já temos uma casa um pouco mais longe...
Vendedeiro oficial de muões! De alta qualidade!!!

Ganhar Algum Dinheiro pela Internet
:fliu
Board

Registado: Quinta Mar 01, 2007 22:51

Mensagempor :fliu » Domingo Dez 13, 2009 22:16

Carolina Escreveu:só tenho uma questão. certamente que o número de pessoas com acesso ilimitado ao estacionamento é reduzido e que há muita gente que gostaria de ter esse 'privilégio'.

se tu vais de bicicleta para o ist, a que propósito tens um cartão que te dá acesso ilimitado ao estacionamento dentro do campus?

não faz muito sentido.

Sabes.... Quando está a chover é desagradável... :P

Board

Mensagempor cabeca » Domingo Dez 13, 2009 22:52

Carolina Escreveu:só tenho uma questão. certamente que o número de pessoas com acesso ilimitado ao estacionamento é reduzido e que há muita gente que gostaria de ter esse 'privilégio'.

não faz muito sentido.

Ter um cartão não tira lugar a outros. Se não sabem há um rácio de atribuição de cartões maior do que os lugares existentes. A informação é oficial e encontra-se aqui:

http://www.ist.utl.pt/files/viver-IST/g ... artoes.pdf

Tenho um cartão porque sou funcionário e na altura, há mais de três anos o pedi para um carro que já não tenho. Ainda não o cancelei.

Curiosidade satisfeita?

Miguel Cabeça
cabeca
Electrão

Registado: Sexta Dez 11, 2009 14:32

Mensagempor cabeca » Domingo Dez 13, 2009 23:01

:fliu Escreveu:
Carolina Escreveu:se tu vais de bicicleta para o ist, a que propósito tens um cartão que te dá acesso ilimitado ao estacionamento dentro do campus?

não faz muito sentido.

Sabes.... Quando está a chover é desagradável... :P

Se estiver a chover pouco vou à mesma de bicicleta. Se estiver a chover muito vou de autocarro como fui durante dois anos depois de me desfazer do carro.

Mais alguma piadola com as bicicletas? Se não houver mais nenhuma sempre se podem cultivar um pouco: http://cidadanialx.blogspot.com/2009/12/em-estocolmo-alguns-ministros-usam.html
e também
http://www.smh.com.au/world/knight-on-a-shining-bicycle-london-mayor-boris-johnson-rescues-filmmaker-from-gang-20091104-hxdg.html

Miguel Cabeça
cabeca
Electrão

Mensagempor :fliu » Domingo Dez 13, 2009 23:26

Infelizmente vivemos (ou estudamos) na cidade das 7 colinas... Mesmo que tivesse condições para ir de bicicleta não chegaria lá em condições de ir para uma aula, por exemplo... Lool, pelo menos ninguém se chegava ao pé de mim...

Board

Mensagempor cabeca » Domingo Dez 13, 2009 23:30

:fliu Escreveu:O exemplo que foi dado da baixa da cidade sem carros, concordo plenamente, em locais de lazer devem ser evitados os carros ao máximo.

Locais de lazer só se for para ti. Na baixa também há pessoas a trabalhar, e MUITAS. Obrigado por me ajudares no meu argumento. Peguemos no modelo da baixa sem carros, (porque há lá pessoas a trabalhar) e que tú concordas e gostas e apliquemos no IST (onde também há pessoas a trabalhar e a estudar).

Em locais de trabalho devem ser dadas as melhores condições a quem trabalha! E se as pessoas não têm um melhor meio de transporte que o carro próprio devem-lhe ser dadas condições para o poder usar sem gastar o dobro dos seus rendimentos em parque. É muito saudável perder 4 horas em transportes, não ter transportes à noite quando se precisa de ficar até tarde a fazer projectos, mas porquê?

A solução não é encorajar o uso do transporte individual. A solução é exigir melhores transportes públicos. É mexerem-se, escreverem cartas, faxes e mail às empresas de transporte, pedir ajuda do Conselho de Gestão do IST para essa tarefa, queixarem-se aos jornais e televisão, organizarem-se para fazerem comparativos de tempos gastos em vários meios de transporte para apresentarem como argumentos, fazerem queixas à polícia quando são assaltados no comboio e apresentarem reclamações por escrito na CP com conhecimento para outros orgãos decisores. Mas isso dá trabalho não é? É mais fácil resignarem-se ao estado actual das coisas e gastarem as vossas energias a reivindicarem lugares de estacionamento grátis. Ah, e queixarem-se nos foruns que os transportes são maus. Quantos de vós já apresentaram reclamações a companhias de transportes pelo mau serviço? Mas reclamações por escrito, daquelas que exigem resposta de alguém responsável. Eu atiro um número para o ar: 0.

vamos todos comprar casas ao lado do IST mesmo quando já temos uma casa um pouco mais longe...

Sim, é isso que eu quero! Que toda a gente compre casa ao lado do IST e que ande de bicicleta. Todos juntinhos e felizes. E cantando canções de amor ao planeta enquanto abraçam árvores. Porque essa é a única solução possível. :>

Miguel Cabeça
cabeca
Electrão

Mensagempor :fliu » Domingo Dez 13, 2009 23:35

Algore sou eu e tu, Algore sou eu e tu, vamos salvar a Terra, o nosso Pelaneta o Pelaneta Azul!

Algore sou eu e tu, Algore sou eu e tu, vamos salvar a Terra, o nosso Pelaneta o Pelaneta Azul!

Board

Mensagempor rod_mortalha » Domingo Dez 13, 2009 23:36

:fliu Escreveu:Infelizmente vivemos (ou estudamos) na cidade das 7 colinas... Mesmo que tivesse condições para ir de bicicleta não chegaria lá em condições de ir para uma aula, por exemplo... Lool, pelo menos ninguém se chegava ao pé de mim...

Tinha de vir essa desculpa das sete colinas. Há inúmeros trajectos em Lisboa, nomeadamente para chegar ao IST, onde não passas por nenhuma dessas colinas. Ora conta lá quantas colinas vão da Ameixoeira ao IST, por exemplo.

Mas pronto, este tópico é sobre a pechincha que é o parque de estacionamento do IST. Se fosse sobre o incentivo ao uso da bicicleta em Lisboa, já não haveria tanta discussão, pois são quase só vantagens.
rod_mortalha
Transistor

Registado: Segunda Jul 11, 2005 10:50

Mensagempor cabeca » Domingo Dez 13, 2009 23:42

Já percebi que está toda a gente a olhar para o dedo em vez de olharem para o que o que é apontado pelo dedo. Está a apontar para isto:

Imagem

Fiquem bem. Over and Out.

Miguel Cabeça
cabeca
Electrão

Mensagempor :fliu » Domingo Dez 13, 2009 23:43

cabeca Escreveu:
:fliu Escreveu:O exemplo que foi dado da baixa da cidade sem carros, concordo plenamente, em locais de lazer devem ser evitados os carros ao máximo.

Locais de lazer só se for para ti. Na baixa também há pessoas a trabalhar, e MUITAS. Obrigado por me ajudares no meu argumento. Peguemos no modelo da baixa sem carros, (porque há lá pessoas a trabalhar) e que tú concordas e gostas e apliquemos no IST (onde também há pessoas a trabalhar e a estudar).

É claro que há muita gente que trabalha na baixa... eu disse que a baixa é um local virado para o LAZER enquanto o IST é um local virado para o trabalho... São coisas diferentes... Os locais têm que estar adaptados para a função que têm e quem estiver "desadaptado" tem que aguentar...

Não vamos é por tudo cor-de-rosa e depois não ser funcional, haver desperdicios enormes de produtividade e frustração nas pessoas.

rod_mortalha Escreveu:

Tinha de vir essa desculpa das sete colinas. Há inúmeros trajectos em Lisboa, nomeadamente para chegar ao IST, onde não passas por nenhuma dessas colinas. Ora conta lá quantas colinas vão da Ameixoeira ao IST, por exemplo.

Não sei, não sou de Lisboa... Só sei que de onde moro (cá em Lisboa) para o IST além de demorar imenso tempo teria que me esforçar o suficiente para chegar ao IST completamente estafado e um tanto ou quanto transpirado... Mas como já se notou há muita gente aqui neste tópico que só olha para a sua realidade e não acredita que existem realidades muito diferentes à sua volta...

Board

Mensagempor C-3PO » Domingo Dez 13, 2009 23:52

:fliu se não for indescriçao, moras aond? em que zona d lisboa?
all true wisdom is found on tshirts
C-3PO
Resistência

Registado: Quinta Set 13, 2007 14:25

Mensagempor :fliu » Segunda Dez 14, 2009 00:03

Benfica

Board

Mensagempor pereirinha » Segunda Dez 14, 2009 00:53

cabeca Escreveu:
pereirinha Escreveu:só uma coisa, ninguém em santo antónio dos cavaleiros precisa do carro para ir ao pão...

O meu cunhado precisa. Era dele que estava a falar. E falo obviamente das urbanizações novas em Sto. António dos Cavaleiros, no alto do morro isoladas de tudo.

desculpa, mas não não precisa. se são as urbanizações que eu penso que estás a dizer, eu moro a 75, 100 metros delas. se ele quer ir de carro ao continente das torres buscar pãozinho é lá com ele, mas há alternativas

cabeca Escreveu:
eu compreendo esse teu desespero, mas simplesmente não há volta a dar. apesar de todos os seus malefícios, os carros vieram simplificar bastante a vida das pessoas, tanto que quaisqueres argumentos que possam ser criados contra os automóveis, não chegam...

Claro que há volta a dar. Até há uns tempos sofria bastante com o fumo do tabaco dos outros, nos restaurantes, nos cafés, no metro, em todo o lado. Não havia volta a dar na altura, interferir com leis no tabaco era mexer com indústrias de milhões e entrar em discussões acesas em relação à liberdade das pessoas. Até que se fez alguma coisa, e hoje como o cozido ao sábado num restaurante cá do bairro sem o incómodo do cigarro alheio. Por isso não me venhas dizer que não há nada a fazer. Isso é uma atitude de resignação e aceitação sem questionar do status quo, nada saudável num jovem como tú.

sim, mas o tabaco não é um benefício para a humanidade em geral, antes pelo contrário. ao contrário do automóvel, cujos benefícios dão 15 a 0 aos pontos negativos. e não interpretes mal o que eu disse, não estou a ser nihilista. nada se pode fazer e satisfaço-me com isso. não quero que a vida e o bem estar das pessoas sejam prejudicados porque uma ou outra pessoa que luta como se o propósito de ir ao técnico fosse socializar com a natureza.

ninguém se queixa porque é um mal necessário. para as pessoas se deslocarem grandes distâncias precisam de transportes, e quando não estão a ser utilizados, precisam de ficar em algum sítio. let it go, não é uma coisa assim tão dramática.

se ficar dramática, as pessoas não são eternamente estúpidas. hão-de procurar alternativas quando pagarem balúrdios de estacionamento ou ficarem horas no trânsito. é assim que as cosias funcionam, há sempre um certo equilíbrio.
Imagem
pereirinha
Delegado 2º Ano

Registado: Sábado Set 20, 2008 22:15

Mensagempor Johnny » Segunda Dez 14, 2009 19:09

cabeca Escreveu:João,

Johnny Escreveu:Sou totalmente contra o facto de atribuir lugares de forma gratuita aos docentes, funcionários e alguns bolseiros, independetemente do lugar onde moram. Sou totalmente a favor da taxação dos lugares dentro do campus, mas com a selecção dos contemplados com base nas dificuldades de chegar ao técnico (tempo/distância).

Essa é boa! Muito boa aliás. Então vamos lá a ver se entendi a tua argumentação.

(...)

É justo sim senhor. Na nossa vida as escolhas que fazemos têm implicações. Os totós que se sujeitam a casas velhas e pequenas em Lisboa (um luxo, dirão muitos) levam com os carros dos que escolheram melhores condições na periferia. É uma questão de justiça. E se estrebucham porque os incomoda trabalhar num parque de estacionamento, é porque não compreendem os coitadinhos que não têm alternativa senão vir de muito longe, um em cada carro, exigindo ter lugar gratuito no destino.

Miguel Cabeça[/b]

Caro Miguel... Se leres bem, da esquerda para a direita o que eu escrevi, em vez de leres na diagonal, vais perceber que eu disse que era contra qualquer lugar gratuito.

Mas para evitar que as pessoas mais "ricas" de Lisboa, que moram ao lado do IST e têm ou podem ter cartão o tirem a quem mora longe e estariam a competir de igual para igual com quem mora ao lado do Técnico, a selecção seria feita com base das dificuldades de atingir o destino.

Sinceramente não sei quanto custou a tua casa nem a do teu irmão e isso não vem para o caso. Mas eu vivo em casa dos meus pais e é IMPOSSÍVEL para mim comprar ou alugar outra em Lisboa, perto do técnico. Eu faço uns quantos kms de carro para a estação dos comboios, apanho o comboio até aos restauradores, troco para o metro, troco de metro e ainda vou 300-400 metros a pé. Demoro muito tempo neste percurso quando podia demorar bem menos. E como deves calcular, o carro é bem mais barato do que uma casa.

Tu tens cartão e ainda bem. Não o usas, melhor ainda. Mas por favor não venhas tentar meter na cabeça de ninguém que vivo longe de Lisboa porque quero. Eu por mim tinha uma casita exactamente como a tua no meio da Cidade. Infelizmente não posso...

Cumprimentos
The only place where success comes before work is the dictionary...
Johnny
Molécula

Registado: Domingo Jul 15, 2007 18:10

AnteriorPróximo

Voltar para O I.S.T. Visto por dentro

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante