2º Ciclo

Sobre este lindo, fantástico e maravilhoso curso.

2º Ciclo

Mensagempor Rafael Ortega » Segunda Jul 26, 2010 22:28

Para o ano vou para a minha 4ª matrícula e, embora no 1º semestre esteja a fazer cadeiras atrasadas, no 2º conto já estar a fazer algumas cadeiras de mestrado.

O problema é que olho para as cadeiras de mestrado e nos vários ramos aparecem grupos dos quais temos que escolher x cadeiras. Ora o que eu não consigo perceber é o que é que umas se relacionam com as outras ou seja, quais devo escolher para ter uma formação sólida numa área em vez de ser um engenheiro de generalidades, se é que me faço entender.

Alguém pode dar dicas, quem devemos consultar, etc...?

Desde já obrigado
Conta nº6 da Carolina
Rafael Ortega
Chip

Registado: Sábado Set 29, 2007 17:48

Re: 2º Ciclo

Mensagempor Pimentel » Segunda Jul 26, 2010 22:55

Cuidado com isso da formação sólida. Não queiras ficar a saber muito sobre muito pouca coisa.
E em geral as cadeiras do mesmo assunto repetem-se um pouco, e assim estás a "desperdiçar" tempo de aprendizagem (também torna as coisas mais fáceis, claro :D)

A primeira coisa a perguntar é que ramos estás a pensar fazer. Recomenda-se, claro está, a leitura do tópico "Qual o ramo mais fixe?" :D
Pimentel
Board

Registado: Sexta Dez 08, 2006 02:26

Mensagempor Rafael Ortega » Terça Jul 27, 2010 14:50

Já li esse tópico (vénias...).
Tou a pensar controlo para principal e electrónica para secundário.
Conta nº6 da Carolina
Rafael Ortega
Chip

Registado: Sábado Set 29, 2007 17:48

Mensagempor :fliu » Terça Jul 27, 2010 14:58

Rafael Ortega Escreveu:Já li esse tópico (vénias...).
Tou a pensar controlo para principal e electrónica para secundário.

Sempre acreditei que fosses para Computadores como principal! :P
Vendedeiro oficial de muões! De alta qualidade!!!

Ganhar Algum Dinheiro pela Internet
:fliu
Board

Registado: Quinta Mar 01, 2007 22:51

Mensagempor Gambuzino » Quarta Jul 28, 2010 10:56

Não sei se é bem esta a tua duvida mas em relação ao 2º ciclo tens que fazer 9 cadeiras da área principal que escolheres + 3 cadeiras da área secundária + 2 cadeiras transversais (EITT e GPE) + 1 cadeira de opção.

Nao tenho a certeza mas, no caso de nao saberes bem ainda que áreas escolher, podes fazer até 3 cadeiras de um ramo. A partir daí ficas automaticamente inscrito nesse ramo (como principal, deduzo eu).

Procura mais informação no regulamento ou no site do DEEC. E se ainda tiveres dúvidas o coordenador deve poder dar-te uma ajuda.
Gambuzino
Chip

Registado: Quinta Set 28, 2006 20:55

Mensagempor SpiT » Quarta Jul 28, 2010 17:34

Eu quero Energia como principal, secundário estou indeciso entre Electrónica e Telecomunicações. Qual o melhor?

Também estou indeciso nas cadeiras a escolher. Vou-me inscrever a PSIS e IM para o semestre que vem, e estava a pensar inscrever-me a 4 cadeiras de mestrado. Ainda não fiz RIE, portanto gostava de saber quais as melhores para me inscrever. Estava a pensar em GPE e EITT, visto que são transversais, mas são de 5º ano, vou ter dificuldades?

Obrigado desde já!
SpiT
Transistor

Registado: Terça Set 25, 2007 23:33

Mensagempor Pimentel » Quarta Jul 28, 2010 20:01

SpiT Escreveu: Estava a pensar em GPE e EITT, visto que são transversais, mas são de 5º ano, vou ter dificuldades?

São transversais, logo não precisas de aprender nada antes para as poderes fazer. Fá-las já, para despachar isso. :wink:

A minha opinião (e já professores me disseram) é que electrónica está meio ultrapassado, não se faz grande coisa com aquilo. E imagino que como secundário ainda menos (3 cadeirinhas de electrónica não te faz perceber do assunto o suficiente para que o que percebes de electrónica seja valorizável).

Computadores com secundário dá jeito, porque no final do curso há sempre empresas de Tecnologias de Informação a bater à porta. Foi o que fiz, e raios que é uma excelente ideia. Fazer as cadeiras de Bases de Dados e Programação em Objectos dá muito jeito para as entrevistas nas empresas de TI.

Energia é o único ramo que como principal os empregadores dão importância (EDP/Efacec).
Todos os outros não parecem ter grande influência. Por exemplo, não é de forma alguma preciso ser de Tele para ir para uma empresa de Telecoms (PT,ZON...)
Pimentel
Board

Mensagempor SpiT » Quarta Jul 28, 2010 20:20

Mas o teu ramo principal é Energia?
SpiT
Transistor

Mensagempor Pimentel » Quarta Jul 28, 2010 20:24

SpiT Escreveu:Mas o teu ramo principal é Energia?

Hell no!
Pimentel
Board

Mensagempor blink » Quinta Jul 29, 2010 02:13

Para não estar a abrir um novo tópico...
Supondo que me inscrevo em Energia como área principal e Controlo como área secundária, que cadeiras de Controlo deve escolher? (as que mais se adequam a Energia)

Ty
blink
Transistor

Registado: Quarta Set 19, 2007 21:46

Mensagempor Pimentel » Quinta Jul 29, 2010 16:55

blink Escreveu:Supondo que me inscrevo em Energia como área principal e Controlo como área secundária, que cadeiras de Controlo deve escolher? (as que mais se adequam a Energia)

Se queres complementar a Energia com Controlo, uma boa ideia seria fazeres por exemplo:
Modelação, Identificação e Controlo Digital
Controlo em Espaços de Estados

Para saberes alguma coisa para controlo industrial, e fazias também Automação de Processos Industriais, para perceberes de automação que está sempre ligada às áreas de Energia.

Se por outro lado quiseres saber de Gestão Operacional, podes fazer Modelação e Controlo de Sistemas de Manufactura.

A cadeira de Sensores e Actuadores também é capaz de ser interessante, do ponto de vista industrial. Tem a parte das máquinas que hás de ficar a saber no ramo de Energia, electrónica, automação e coisas assim. Também faz parte do ramo de electrónica. Dá trabalho, e o interesse da cadeira dependerá do gosto de cada um, claro.

Se quiseres ficar a saber mais do que é importante na engenharia (a matemática da engenharia) podias também fazer Optimização e Algoritmos, desde que com o prof. João Xavier, claro. Considerada por pelo menos um prof (que não o da cadeira) como a melhor cadeira do curso. Daquelas que te fazem ver o mundo de uma forma matemática, e ver qualquer problema como um problema de optimização.
Pimentel
Board

Mensagempor blink » Quinta Jul 29, 2010 19:39

Obrigado!

Em principio em Controlo estou a considerar fazer estas três:

-Automação de Processos Industriais
-Controlo em Espaço de Estados
-Modelação e Controlo de Sistemas de Manufactura

E como cadeira opcional:

-Programação Orientada por Objectos
OU
-Optimização e Algoritmos

Ah só mais uma questão. Quanto às cadeiras transversais alguém tem conhecimento de quem tenha feito uma das duas em Erasmus? É que como GPE já não há no 2º semestre já me estragaram as contas. No caso de ter de fazer as duas cá (GPE e EITT) qual aconselham a fazer primeiro?

Obrigado e Boas férias :D
blink
Transistor

Mensagempor C-3PO » Quinta Jul 29, 2010 22:32

Sei de quem tenha feito GPE em erasmus, mas não foi pensado, ou seja, ele fez umas quantas cadeiras lá, xegou cá pediu equivalência e como a cadeira era fazer um business plan e tal, deram-lhe equivalencia a gpe.
Pa, GPE é mais acessível que EITT, dá menos trabalho e a avaliação é menos subjectiva.
all true wisdom is found on tshirts
C-3PO
Resistência

Registado: Quinta Set 13, 2007 14:25

Mensagempor SpiT » Sexta Jul 30, 2010 15:41

Estou bastante indeciso no ramo secundário, mas estou mais virado para Telecomunicações. Acham que é a melhor escolha como ramo secundário, para energia como ramo principal? Se sim, quais as melhores cadeiras de Tele para fazer?

Para fazer ARE 1, convém ter conhecimentos de RIE? Já fiz FEE, mas nunca tive RIE, portanto dava jeito saber.

Obrigado
SpiT
Transistor

Mensagempor blink » Sexta Jul 30, 2010 19:55

Na página das disciplinas de MEEC podem-se fazer cadeiras do 5º ano, no 4º ano? Por exemplo, GPE e EITT estão como sendo de 5º ano. Podem fazer-se no 4º? (Isto aplica-se a todas?)
blink
Transistor

Próximo

Voltar para LEEC / MEEC e outros que tais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes